3 Detalhes que diferenciam os profissionais bem sucedidos dos demais

Atualizado: 29 de Ago de 2019



o contrário do que muito pensam, não são apenas os títulos e grandes feitos que diferenciam as pessoas no mercado. São os detalhes que diferenciam os profissionais bem sucedidos dos demais.


Um dos detalhes mais importantes está relacionado com a busca de informações de qualidade, pois nossas decisões e amplitude de pensamento estão diretamente ligadas com nossas experiências e conhecimentos adquiridos. Portanto, começo esse texto já com uma dica extra: sempre que possível, leia um bom livro, um bom artigo ou uma revista! Foi assim que adquiri conhecimento com mais velocidade na minha vida profissional.


E foi pensando através dos insights que tinha durante minhas leituras que imaginei que esse seriam um bom tema para artigo: 3 Detalhes que diferenciam os profissionais bem sucedidos dos demais.


Detalhe nº 1: Comunicação clara


O primeiro detalhe faz toda a diferença, vai por mim. Ele consiste em, sempre que iniciar um novo desafio, ter uma conversa clara com seu líder, seu cliente ou seu parceiro de negócio. Essa conversa servirá para alinhar as expectativas, saber o que ele espera de você. Esse é o primeiro passo para você seguir no rumo certo para ter os resultados esperados.


Isso me faz lembrar uma passagem profissional que tive, onde eu havia sido recém-promovido e não havia conversado ainda com meu líder acerca do escopo de trabalho e como eu poderia agregar da melhor maneira possível naquela função. Foi só depois de quase 15 dias trabalhando que resolvi conversar com ele sobre o que estava fazendo e sobre os resultados que tinha obtido e para minha decepção (acho que para dele também), a conversa não era o que ele esperava ouvir. O que ele falou foi exatamente assim: “Já tentamos fazer isso antes e não obtivemos resultado, se você tivesse falado comigo antes teríamos encurtado caminho”.


Daquele dia em diante, percebi que precisava mudar a minha relação com minha liderança e como iria atuar no meu dia a dia, afinal a primeira impressão que meu novo líder teve de mim foi péssima e tive que trabalhar muito para compensar um erro inicial. Encorajo a você se ainda não o fez, faça o mais rápido possível, alinhe suas expectativas com seu líder e na sequência faça o mesmo exercício com sua equipe caso você lidere um time.


Detalhe nº 2: Visão


O segundo detalhe que diferenciam os profissionais bem sucedidos dos demais, também pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. O detalhe nº 2 consiste em você tomar suas decisões sempre pensando no melhor resultado para a empresa, e jamais pensando apenas no seu escopo de atuação ou na sua área em específico.


Se você é um funcionário e deseja ter sucesso, pense como se fosse dono da empresa, pense sempre em maximizar resultados, lucros e melhorar o ambiente de trabalho. Tenho certeza que pensar dessa forma me deu amplitude de pensamento e foi o que tornou possível que minha trajetória acontecesse como aconteceu. Estou cansado de ver profissionais que não crescem por ter líderes com visão limitada de negócio e que acabam influenciando seus liderados a tomarem um caminho que não é o melhor para companhia e muito menos para eles mesmos.


Veja só um exemplo típico. Um profissional da área de suprimentos que compra uma peça ou um material única e exclusivamente olhando o preço presente, sem comparar os impactos que isso dará em custo de manutenção ou no tempo entre falhas que a peça mais barata vai embutir em outro processo. Ou seja, às vezes a área de suprimentos apresenta saving em seus processos e negociações, mas embutem um custo em outras áreas e operações. Dessa forma não estão gerando valor para a companhia ou negócio. Isso é o que chamamos de carreiristas, ganham visibilidade de curto prazo ao custo do resultado da empresa de longo prazo ou do resultado de outras áreas. Pessoas assim não se sustentam em posições de tomadas de decisão por muito tempo e acabam sendo expurgadas do mercado.


Detalhe nº 3: Saber a hora de parar


O terceiro e último detalhe que considero importante, é saber a hora de encerrar um ciclo.


Não acredito na possibilidade de ser bem sucedido em um lugar onde você não é feliz trabalhando. Conheço pessoas que passam a vida trabalhando em lugares que não gostam, com pessoas que não suportam, por medo de começar em outro lugar ou iniciar algo novo. Se arrisque, vá pra cima, busque sua felicidade e com certeza você colherá seus frutos.


Só te peço uma coisa, não desista sem tentar, pois algumas pessoas confundem a busca pela felicidade pela desistência nas primeiras dificuldades, e uma das qualidades essenciais para ter sucesso é a resiliência.


Sucesso a todos e espero que possa ter te ajudado de alguma forma e jamais se esqueça, entre ser feliz e estar certo, escolha sempre ser feliz!

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